COOHRREIOS RS
APRESENTAÇÃO
EQUIPE DE TRABALHO
10 ANOS DA COOHRREIOS
COMO SE ASSOCIAR
INSCRIÇÃO
Cadastro Único - NIS
FALE CONOSCO
Nosso Contato
ESTATUTO E LEIS
ATA DE FUNDAÇÃO
MINHA CASA MINHA VIDA
NOTÍCIAS
ÁLBUM GERAL
PROJETOS EM OBRAS
MCMV Baltazar POA
PROJETOS EM ANÁLISE
PROJETOS EM ESTUDOS
PROJETOS EXECUTADOS
CRÉDITO SOLIDÁRIO
FENAHTECT
CMP - Central dos Movimentos Populares
FÓRUM DE DEBATE
SERVIÇO GRATUITO
ATIVIDADES
ENQUETE
PARCEIROS DA COOPERATIVA
 
 


O primeiro projeto habitacional da COOHRREIOS desde o ano de 2004. Projeto esse escolhido pelos trabalhadores dos Correios - tais como Carteiros, Operadores de Triagem e Transbordos, Atendentes Comerciais, Auxiliares Administrativos e Técnicos da ECT - para ser desenvolvido em terreno próprio da ECT com verbas públicas do Governo Federal, através do FAR - Fundo de Arrendamento Residencial\FDS Fundo de Desenvolvimento Social e o Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades\Construtores. Programa esse que beneficiará 980 famílias, ou seja, novecentos e oitenta trabalhadores de baixa renda da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre e Região Metropolitana, a qual acessarão sua moradia própria em até dez anos para sua quitação. O projeto da Baltazar conta com a parceria da Superintendência Regional de Porto Alegre e Presidência da Caixa Econômica Federal , Diretoria Regional do Rio Grande do Sul e Administração Central e Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre, Orçamento Participativo - Temática Habitação, Organização da Cidade e Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre, Central dos Movimentos Populares, Oscar Escher Escritório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagísmo, Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades/Governo Federal e FENAHTECT - Federação Nacional das Entidades Habitacionais dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, CMP - Central dos Movimentos Populares.

Hoje, temos aprovação da incorporação do empreendimento habitacional junto a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Após assinaremos o contrato com o FAR/FDS em que a Caixa Econômica Federal é o agente financeiro e operador para concretizarmos o nosso sonho da casa própria em Porto Alegre/RS. Nossa cooperativa até o presente momento só conseguiu realizar empreendimentos na Região Metropolitana de Porto Alegre por não conseguir áreas de terras acessíveis para projetos habitacionais de interesse social na capital. A partir deste empreendimento nós teremos o primeiro em Porto Alegre/RS.

Uma notícia muito boa que colocamos aos nossos cooperados deste projeto é que o DEMHAB está quase concluindo as obras da infraestrutura externa do nosso projeto. Conseguimos na temática HOCDUA do Orçamento Participativo de Porto Alegre verba para a construção da infra estrutura interna do empreendimento. O ex-Diretor Regional dos Correios no RS, Sr. Larry Manoel de Almeida assinou e registrou sua firma reconhecida nos documentos necessários a liberação desta obra em 2010/2011, tão importante para a continuidade do projeto.

Vencemos na justiça federal o processo de embargo realizado pelo vizinho lindeiro ao nosso terreno. Agora estamos encaminhando documentação para a realização das instalações elétricas.

Agora é fato. Sai do papel a nossa infraestrutura externa deste empreendimento. Demhab coloca placa da obra no terreno da Baltazar, 1724 informando o início e término da construção de nossa alça viária. Vejam as fotos abaixo e visitem o empreendimento.



















Veja algumas fotos no álbum abaixo:

Recebemos do Presidente dos Correios, Sr. Carlos Henrique Custódio, o resultado do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sobre o nosso projeto. Agora é fato. Está aprovado o nosso projeto pelo Conselho de Administração e o Presidente dos Correios, Sr. David José de Matos assinou a procuração de autorização do desmembramento da matrícula do terreno e sua alienação ao FAR, através da Caixa Econômica Federal. Logo entraremos em contato com todos os cooperados inscritos para tratarmos dos procedimentos da organização do acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida Correios Baltazar.

Está aprovado pelo Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos o desmembramento e alienação parcial do terreno da Baltazar para o FAR, que realizará o Programa Minha Casa Minha Vida com 980 unidades habitacionais para os trabalhadores dos Correios de baixa renda mais parcela de 20% da demanda para o cadastro do Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre.

Vejam alguns passos que demos em direção ao sucesso de nossa luta.

Reunião no MInistério das Comunicações com o Ministro Filardi, a Deputada Federal Maria do Rosário/PT e o Secretário Geral da FENTECT José Rivaldo em 2010 e o Coordenador Administrativo da COOHRREIOS Paulo Machado.

Reunião com a Presidente da Caixa Econômica Federal Maria Fernanda Coelho e Superintendente Regional da CEF Valdemir Colla, Diretor Regional dos Correios Larry Medeiros em 2010 e o Coordenador Administrativo da COOHRREIOS Paulo Machado.

Reunião com Presidente Custódio dos Correios, Deputada Federal Maria do Rosário/PT e Deputado Estadual Ronaldo Zulke/PT RS, Secretário Geral da FENTECT Maoel Cantoara, o Gerente Nacional da Caixa Econômica Federal Sr. Marinho e o Coordenador Administrativo da COOHRREIOS Paulo Machado..

Reunião com Presidente Jânio Pohren dos Correios e equipe, Deputado Federal Tarcísio Zimermann/PT     o Deputado Estadual Ronaldo Zulke/PT do RS, Secretário  Geral SINTECT/SMA Luis Carlos, Equipe da Nacional da Caixa Econômica Federal de Brasília e o Coordenador Administrativo da COOHRREIOS Paulo Machado..

"O cooperativismo habitacional compreende-se por uma luta que é de todos.Todos precisam ajudar na construção de uma sociedade fraterna, igualitária e principalmente, solidária. Não podemos aceitar o individualismo como uma saída emergente para as nossas dificuldades. Sejamos sociais, pois só assim, contribuiremos para um mundo melhor. Acreditemos, nós, juntos, conseguiremos vencer as diferenças sociais existentes em nossa sociedade. Façamos a nossa parte. E agora! Já! Sem perdermos tempo!"   Paulo Machado - Sócio fundador/2004.