COOHRREIOS RS
10 ANOS DA COOHRREIOS
COMO SE ASSOCIAR
FALE CONOSCO
LEIS, ESTATUTO E RI
ATA DE FUNDAÇÃO
FÓRUM DE DEBATE
ENQUETE
NOTÍCIAS
Projeto Caxias e Salto do Jacuí
Projeto Nova Hartz
Projeto Baltazar
Notícias antigas
Escola Construtores  Sociais
SERVIÇO GRATUITO
ÁLBUM GERAL
MINHA CASA MINHA VIDA
PROJETOS EM OBRAS
PROJETOS EM ANÁLISE
PROJETOS EM ESTUDOS
PROJETOS EXECUTADOS
CRÉDITO SOLIDÁRIO
CMP Central Mov Populares
FENAHTECT
COOHRREIOS MG
Mãos Dadas Cooperativa
Bonsucesso Cooperativa
Ong Movimentação
 
 


Ciclo de Debates - Construção da Escola de Construtores Sociais foi realizado em 16 de dezembro de 2009.

Participação de César Ramos do Ministério das Cidades  Governo Federal                                        

O Núcleo ‘Habitação e Políticas Urbanas da GUAYÍ’ realizou dia 16 de dezembro de 2009 o Ciclo de Debates – Construção da Escola de Construtores Sociais, em que o Projeto de formação foi discutido e qualificado pelos participantes de diversas cooperativas habitacionais, organizações sociais e por representantes de setores e entidades públicas e governamentais.

A atividade, que contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF) e com o apoio da COOHRREIOS e outras cooperativas, reuniu cerca de 50 pessoas, entre eles o Gerente de Projetos do Ministério das Cidades Cesar Ramos, o eng. Gilson Kegler e a arquiteta Simonne Baugarten, representando a CEF, dirigentes de cooperativas habitacionais, organizações não-governamentais, associações e movimentos sociais, representantes de prefeituras, câmaras legislativas, além de empresários da construção civil e de empreendimentos de economia solidária da região metropolitana de Porto Alegre.

A perspectiva é de que ainda no primeiro semestre sejam desenvolvidos cursos com turmas de 25 alunos e carga horária aproximada de 250 horas-aula cada turma. A gestão da Escola é da Oscip Guayí e contará com parcerias de cooperativas habitacionais, organizações sociais, universidades. O financiamento é público e os alunos terão bolsa-auxílio para sua qualificação.

O objetivo da escola é contribuir com a formação e capacitação de dirigentes, trabalhadores, estudantes e profissionais que atuam no segmento da habitação de interesse social. Inicialmente a proposta é desenvolver cursos apoiados em três eixos, sendo:

1º: Gestão de Empreendimento de Habitação Social: Desenvolvido com a intenção de capacitar dirigentes e administradores de entidades sociais, comunitárias, sindicais e cooperativas que atuam no segmento.

2º: Práticas de Construção de Habitação de Interesse Social e Economia Solidária: Voltado aos trabalhadores da construção civil, com foco em práticas e técnicas alternativas, e também na organização de forma solidária.

3º: Projetos Técnicos de Habitação de Interesse Social: Voltada para estudantes e profissionais da área, deverá ser executada em parceria com uma universidade.

Participantes na mesa de trabalho: Angélica Mirinhã da Central dos Movimentos Populares, César Ramos Gerente Nacional do Deparamento de Produção de Habitação do Ministério das Cidades, Egon/Central             das Cooperativas e Valério/Federação Gaúcha das Associações de Moradores.

"O cooperativismo habitacional compreende-se por uma luta que é de todos.Todos precisam ajudar na construção de uma sociedade fraterna, igualitária e principalmente, solidária. Não podemos aceitar o individualismo como uma saída emergente para as nossas dificuldades. Sejamos sociais, pois só assim, contribuiremos para um mundo melhor. Acreditemos, nós, juntos, conseguiremos vencer as diferenças sociais existentes em nossa sociedade. Façamos a nossa parte. E agora! Já! Sem perdermos tempo!"   Paulo Machado - Sócio fundador/2004.